You are here: Home Notícias Equipes recuperam rio Quati atingido por óleo

Equipes recuperam rio Quati atingido por óleo

Equipes da Rumo América Latina Logística retiraram, na tarde desta segunda-feira (4), duas locomotivas e um vagão do trem atingido por um caminhão na SC-108, em Guaramirim. A rodovia precisou ser interditada no início da manhã para a realização do trabalho e até o fim da tarde não havia sido liberada.

Paralelamente ao trabalho de retirada das peças do trem, trabalhadores de uma empresa terceirizada realizavam a retirada do óleo mineral e do biodiesel que vazaram após o tombamento da máquina. Ao todo, 2.500 litros de óleo atingiram o rio Quati, que passa ao lado da linha férrea.

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão federal responsável pelo licenciamento ambiental da linha férrea, e do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) acompanharam o trabalho de sucção dos resíduos compostos por água e óleo do rio.

De acordo com Luiz Henrique Biachi, do Ibama, ainda não há previsão se a Rumo será multada. O fiscal afirma que a principal preocupação dos órgãos ambientais neste momento é conter os danos ambientais causados pelo acidente.



voltar

Entre em contato

Telefone: (11) 4713.3205

;

Alameda Mamoré, 535, Alphaville, Barueri, SP